Webquest

WebQuest de Geografia

 

Objetivos

Conhecer o histórico da agriultura no Brasil, da monocultura canavieira aos modernos meios de produção agrária.

Reconhecer o potencial agrícola barsileiro, bem como os seus principais produtos.

Entender o que são as agroindústrias e todos os aspectos relacionados à ela.

Reconhecer  importância da agricultura familiar na economia brasileira.

Compeender a modernização da agricultura como fator responsável pela  reconfiguração do espaço geográfico.

Conhecer como se deu o processo de mecanização do campo e as consequências relativas à esse processo.  

Introdução

Querido aluno, escrevi esta história para trabalharmos o tema agricultura no Brasil e durante duas semanas você trabalhará nela. Também abordaremos alguns subtemas importantes e necessários para o seu conhecimento. Mãos à obra!

Tarefas

A proposta é ler a história, acessa e ler o material disponibilizado nos links e responder as questões relativas ao tema.

Processos / Recursos

1ª semana

  • Tarefa 1 - Ler toda a história e acessar os links.

 
Luiz Raimundo é um jovem morador de Amargosa, um pequeno município localizado no Estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil. O jovem baianinho sempre trabalhou com seu pai, Sr. Valdivino, no cultivo da monocultura da mandioca, numa pequena área de propriedade familiar. Toda a produção do sítio era negociada nas feiras livres daquele município e o lucro obtido dava para a família se manter razoavelmente. Luiz Raimundo nunca escondeu o seu desejo de arrumar um emprego fora daquele estado e algumas vezes, falou que o Rio de Janeiro estava em seus planos, por ser um estado do Sudeste, bastante industrializado.
Luiz Raimundo é um jovem morador de Amargosa, um pequeno município localizado no Estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil. O jovem baianinho sempre trabalhou com seu pai, Sr. Valdivino, no cultivo da monocultura da mandioca, numa pequena área de propriedade familiar. Toda a produção do sítio era negociada nas feiras livres daquele município e o lucro obtido dava para a família se manter razoavelmente. Luiz Raimundo nunca escondeu o seu desejo de arrumar um emprego fora daquele estado e algumas vezes, falou que o Rio de Janeiro estava em seus planos, por ser um estado do Sudeste, bastante industrializado.
O resultado indesejado da pequena empresa, foi o suficiente para fazer Luiz Raimundo deixar seu município e se dirigir à cidade grande. Ele queria juntar recursos e aplicar naquele investimento familiar, comprando máquinas para produção em maior escala, além de insumos e defensivos agrícolas para melhorar e aumentar a produção da matérias prima. O jovem Luiz também tinha o desejo de conhecer a Cidade Maravilhosa, um lugar que só tinha visto através das mídias, viajar para o Rio de Janeiro, seria uma ótima oportunidade para realização do seu sonho, ou seja, ele estaria juntando o útil ao agradável.
No Rio de Janeiro:
Ao chegar na rodoviária, o rapaz pegou um ônibus para Vigário Geral, uma região suburbana e afastada do centro cidade. Luiz Raimundo escolheu esse bairro para residir, pois havia pesquisado e descoberto que, além dos aluguéis dos imóveis serem mais baratos, ele ainda podia contar com o transporte ferroviário, uma ótima alternativa, para se livrar dos famosos congestionamentos de trânsito das grande metrópoles.
Uma semana se passou até que Luiz conseguiu arrumar um trabalho numa fábrica de ração. O salário não era o que ele esperava, mas foi o melhor que ele conseguiu.
Segunda-feira, primeiro dia de trabalho:
Luiz acordou bem cedo e se dirigiu para a estação ferroviária, quando virou a esquina, um bandido o abordou, levando os seus pertences de valor, mas como ainda estava perto de casa, voltou e pegou algum dinheiro para as suas despesas .  Chegou na estação e ficou aguardando, depois de alguns minutos ele embarcou numa composição extremamente lotada, e, como não bastasse, teve que ouvir durante meia hora, dezenas de jargões de vendedores ambulantes.
Primeiro dia de trabalho:
Luiz realizou sua tarefa da melhor forma, porém ficou constrangido quando percebeu que dois funcionários da fábrica estavam rindo e fazendo comentários preconceituosos sobre sua origem. O jovem não respondeu, mas ficou indignado quando ouviu um deles dizer que não sabia que baiano trabalhava.
Fim do expediente:
O rapaz foi para a estação da Central do Brasil, novamente embarcou num trem lotado e ao saltar na estação de Vigário Geral, percebeu uma correria e muitas pessoas deitadas no chão. Era um grande tiroteio entre a polícia  e os marginais da comunidade, que se confrontavam frequentemente.  Após todo aquele movimento, houve uma trégua e, aparentemente, tudo voltou ao normal, exceto o sentimento de pavor causado por aquela violência urbana.
O Retorno:
Passaram-se trinta dias desde a chegada do rapaz ao Rio de Janeiro. Para Luiz Raimundo esses trinta dias pareciam uma eternidade.
Era manhã de sábado, como de costume, o jovem baiano fez uma agradável ligação para seus familiares e recebeu uma ótima notícia: Sr. Valdivino havia recebido uma grande quantia em dinheiro, resultado de uma questão judicial, e pediu ao filho para retornar à Amargosa para ajudá-lo a investir esse recurso na empresa da família. Luiz não pensou duas vezes, pediu demissão do trabalho e com o dinheiro que recebeu de salário, pagou o aluguel, comprou a passagem de volta e embarcou para a sua cidade natal, levando consigo uma experiência e uma certeza:  para ele, a Cidade Maravilhosa foi muito amargosa, e que a cidade de Amargosa passou a ser maravilhosa. 

  • Tarefa 2 -  Agora você deve responder as perguntas abaixo e se for preciso reler os conteúdos disponibilizados.
          http://www.infoescola.com/agricultura/agricultura-brasileira/ 
          http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monocultura.htm 
          http://www.infoescola.com/agricultura/minifundio/ 
          https://www.youtube.com/watch?v=MWe9VPVy8pc 

          a) Qual a primeira cultura agrícola praticada no Brasil e onde ocorreu?
          b) O que você entende por monocultura e policultura? 

  •   Tarefa 5


         f) Relacione os princippais produtos da agricultura Brasileira.
        g) Qual a atual situação da agricultura no Brasil?.

Avaliação:

A avaliação do trabalho será feita da seguinte forma:

a) comportamento e interação do grupo - 4,0 pontos

b) leitura e execução da tarefa - 6,0 pontos

Conclusão:

Ao final desse trabalho espero que você:

  • Conheça e entenda a agricultura brasileira nos vários contextos históricos, bem como a sua importância no processo de industrialização. Também espero que você entenda a  situação agrícola brasileira, na atualidade, compreendendo  o papel da Agroindústria  no contexto do país. Por fim, que você reflita sobre a importância da agricultura familiar  para a nossa economia, e saiba quais são os principais produtos agrícolas brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário