Dicas e Sugestões

Postado em 21/03/2015

Olá!

Hoje tenho uma dica bem  interessante para você que precisa trabalhar diversidade. Descobri um site bem legal para baixar  livros que abordam o tema.

Livros infantis

Coleção Amigos Especiais

A coleção Amigos Especiais procura valorizar a diversidade e as diferenças, mostrando às crianças que todos nós, de alguma forma, somos pessoas diferentes. Nossa história de vida, nossos valores, nossos hábitos e o meio em que vivemos nos transformam em pessoas únicas e especiais. Por isso, devemos tratar a todos com o mesmo respeito que gostaríamos de receber, independentemente de nossas capacidades e de nosso talento.
Acesse e confira.

                                         Download do livro
                                                      Diogo e Olívia

                                          Download do livro

                                      Download do livro  

                                   Download do livro

                                         Download do livro

                                        Download do livro

                                       Download do livro

                                      Download do livro

                                 Download do livro


Bibliografia:


***********************************************************************************

Postado em 15/03/2015

Gêneros televisivos que recomendo

http://i.ytimg.com/vi/zackl1j9PlQ/hqdefault.jpg
A Turma da Mônica - Esse gênero televisivo tem contribuído muito com a educação de nossas crianças e adolescentes. É um desenho bastante articulado e permite o desenvolvimento de vários conteúdos em sala de aula. O episódio Chico Bento em Na Roça é Diferente  permite trabalhar, na disciplina geografia, 3º Ano, os seguintes conteúdos: zona rural e  urbana, paisagens, atividades econômicas, produtos industrializados e não industrializados, meios de transportes, entre outros. Uma forma bem interessante de abordar  os temas,  fazendo com que eles percebam e comparem as duas realidades,  é através de um passeio com a turma pelo bairro onde residem e também levando-os ao mercado da localidade,  para identificarem os produtos industrializados das prateleiras.

http://www.jornalagora.com.br/uploads/galeria_fotos/34372_zoom.jpg
A TV Brasil traz em sua grade de programação, o entretenimento infantil, Dango Balango. O programa busca incentivar o mundo da fantasia, sem manter os estereótipos, comuns, dos programas infantis. O protagonismo delas, opinando e participando  em diversos momentos, é um diferencial importante. Em um quadro chamado “Ares e Lugares”, a criança com uma câmera na mão,  mostra o seu dia a dia, suas preferências, etc.
O conteúdo educativo desse infantil pode ser potencializado se for feito uma customização, inserindo, nesses quadros, a realidade dos nossos baixinhos, valorizando, assim,  as suas experiências cotidianas.

Para adolencentes e pré adolescentes, tem estes títulos :

http://i.ytimg.com/vi/pazm9PaWkbc/hqdefault.jpg
O Oitavo Selo. O filme mostra de forma cômica, questões sociais, como: desemprego e vícios: alcoolismo e drogas. Aborda também a influência da mídia em padrões de beleza quase inatingíveis (anorexia, bulimia, etc). Também nos dá a possibilidade de trabalhar outras questões como: família, direção perigosa, valores em geral e a excessiva valorização da estética pela sociedade moderna. O caso Andressa Urach tem chamado a atenção para essa questão.



http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda
/multiplas/1173823683_meninas23.jpg

Meninas é um documentário que retrata a questão da gravidez na adolescência, em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Discutir essa temática pode contribuir na conscientização de muitos adolescentes, afim de despertá-los sobre essa realidade e evitar uma gravidez prematura, perdendo, assim, a sua infância/adolescência.

Os filmes O Oitavo Selo e Meninas, possibilitam um trabalho interdisciplinar  e de forma bem interativa. São várias possibilidades de trabalhar os temas mensionados, acima: Debate, entrevista, peças teatrais, hipertexto, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário